Um novo rumo para o meu corpo e saúde

Hallo^^ Como foi a vossa semana? Na altura em que fiz uma pausa do blog por causa da universidade comecei a pensar sobre o caminho que estava a levar com o meu corpo e a minha saúde. Estando no curso em que passo a maior parte do tempo sentada em frente ao computador e o único exercício físico que fazia era ir até à universidade, que é a subir e faço com peso nas costas, mas não chegava. Por isso decidi tomar medidas e fazer alguma coisa. Hoje venho falar-vos deste novo patamar da minha vida e como está a correr. Curiosos? Continuem a ler!



O problema


Quando entrei para a universidade estava mais ou menos bem para a minha altura, tenho 1.57m e pesava 59, não é um peso ideal, mas como tenho costas largas acabava por ficar bem e gostava imenso como estava! Ganhei uns quilitos passado o primeiro ano, e devido a uns problemas pessoais no final desse primeiro ano emagreci e passei a pesar 57kg, não podia estar mais contente com a minha forma física nessa altura, já não tinha o músculo de quando andava na patinagem mas pelo menos já não me custava a ir até ao técnico e fazia tudo muito melhor.

Entretanto o stress começou a apertar e perfecionista que sou mais stress criava a mim mesma (muitas vezes por antecipação o que é só desnecessário) com isto o meu vício pelo chocolate aumentou e comecei a ganhar peso novamente... Este ano cheguei aos miseres 63kg, mais 6 do que o meu suposto peso ideal. O chocolate era (e continua a ser) como uma droga, quanto mais se consome mais se quer e basta tocar num pedacinho para ficar logo com mil e um desejos de doces.

Com isto tudo a minha dor de pernas começou a aparecer mais regularmente, tal como a minha dor de joelhos, devido às mazelas da patinagem. Além disso comecei a sentir a necessidade de comer melhor, sentia-me mal psicologicamente a comer sempre a mesma coisa e mal de estômago quando comi coisas com muitos molhos ou temperos (coisa que a cantina adora colocar...) Por isso decidi que era altura de colocar um travão e mudar de estilo de vida!

Em Lisboa


A primeira coisa que fiz foi cortar no chocolate. Ia tentando ver quanto tempo conseguia aguentar sem comer e se comesse tentava começar o processo de novo sem estragar tudo. Tenho-vos a dizer que consegui fazer uma semana e meia sem tocar em doces! Não parece muito mas para um vício é uma vitória. Depois inscrevi-me no ginásio lá em Lisboa. Não vi grandes resultados, o peso continuou o mesmo e nos 2 meses em que lá estive conseguia ir 2 ou 3 vezes por semana no máximo por causa do trabalho, notei que em termos de resistência estava melhor e que começava a ganhar algum músculo, mas nada de especial, servia mais para combater o "erro" do fim de semana que outra coisa. 

Na terrinha


Agora que estou de volta à terrinha decidi inscrever-me num ginásio de cá para ver se o efeito não se perde e fiz um contrato com o meu namorado. Cada vez que eu comer chocolate tenho de lhe dar 1€, escusado será dizer que já ganhou à minha custa *risos*, não foi muito, mas foi o suficiente para ele já poder comer uns quantos gelados! Quanto ao ginásio fiz avaliação física e saí de lá super deprimida... Uma coisa é olharmos para o espelho e não gostarmos de ver as banhas acumuladas aqui e ali (e sim tenho umas quantas, nota-se bem nas últimas fotos de look aqui do blog), outra é ver as percentagens de massa gorda... quando comecei há duas semanas tinha 35% de massa gorda o que é bastante. Segundo o programa eles aconselhavam os 53kg para mim, mas a rapariga que me estava a avaliar tabém disse logo que isso era magra de mais e que de facto os 57/56 eram bons!

Também já fui à consulta de nutrição e aparentemente nem como assim tão mal, como nos horários certos e até pouco de cada vez. Apenas tenho de comer mais verdes, cerca de 50% do prato, ou em salada ou vegetais e substituir o pão da tarde por galetas de milho ou arroz. Também me aconselhou a comer iogurtes com menos açúcar ao pequeno almoço, mas expliquei-lhe que os que como já são um avanço visto que comia grego da danone *risos* - o açúcar que aquilo tem...- Tenho ido quase todos os dias ao ginásio e tem sabido muito bem, eu até gosto daquela "dor" de depois do ginásio sinto-me relaxada e realizada!

E Agora?!


Apesar de só ter começado no ginásio cá há 2 semanas sinto-me mil vezes melhor e que de facto está a fazer alguma coisa, estar num ginásio mais pequeno onde se for preciso te acompanham sem problemas é fantástico! O meu plano de treino tem ajudado imenso e como foi feito especialmente para mim evita todos os exercícios que me fazem mal tanto à coluna como às pernas. Por incrível que pareça tenho muito mais músculo nas pernas do que tinha antes e já me sinto mais "fit" quando vou à praia, já não me sinto "a baleia que deu à costa". Tenho muita celulite mesmo à margem da pele e nota-se bem mas é daquelas coisas que continuando começa a sair!

Espero que tenham gostado de saber um nadinha mais sobre mim e o que tenho mudado na minha vida ultimamente e que continuem a seguir o meu progresso. Deixem o vosso testemunho aí em baixo e lembrem-se que o que importa é vocês gostarem de vocês mesmo, o que os outros dizem é lá com eles e mostra mais o que acham deles próprios do que de vocês, ignorem-nos. Se sentem que algo está a mais no vosso corpo trabalhem para ficar melhor, mas porque vocês querem e não porque X ou Y disse! (Eu mudei por não gostar de me ver assim e por questões de saúde.) Além disso deixem de olhar para o número da balança, olhem antes para o espelho, esse número não interessa é como o da idade 😉 A felicidade começa em nós e não nos outros! Self Love 💓

7 comentários:

  1. Como sempre digo com força de vontade chegamos a todo lado
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. O ginásio faz maravilhas, é verdade! Mas temos que ter força de vontade e amor próprio!!
    Força nisso linda!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  3. Nota-se que estás mesmo motivada para levar este novo rumo e admito que isso me motiva a mim também! Apesar de ter sorte com o meu peso - é-me mesmo muito difícil engordar - acabo por passar demasiado tempo sentada em frente ao computador e o meu corpo já começa a ressentir tudo isso...

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

    ResponderEliminar
  4. Eu também me inscrevi recentemente no ginásio e sinto-me tão bem e tão feliz quando saiu dos treinos com tudo feito! Estou a adorar a minha experiência no ginásio e não tenho nada a apontar. Ainda por cima tenho pt, nutricionista e plano de treino específico para mim (e não podia melhor que isto!)
    Andas em que ginásio? Boa sorte para esta nova etapa!! :)

    Beijinhos,
    SHADES OF A GIRL

    ResponderEliminar
  5. Devido ao meu trabalho comecei a ganhar peso. Sempre fui muito magrinha para a minha altura, durante anos fiquei-me pelos 47 kg, mas sempre comi bem, simplesmente praticava imenso exercício. Entretanto deixei o exercício e continuei a comer o que comia. Não estou super gorda, mas estas banhinhas aqui na cinta incomodam. Mas acho que o abre olhos foi um dia destes ter ido correr para o escadório da minha terra e ainda não ir a meio e já estar a sufocar... Nunca estive em tão baixa forma física! Estamos juntas nesta luta :) E o chocolate... ai que veneno bom :P

    Beijinhos
    Travel, Tips & Lifestyle

    ResponderEliminar
  6. Um estilo de vida saudável passar por uma mudança de estilo de vida e não uma dieta. O que estás a fazer é uma dieta. Cortar o chocolate, de todo? Porquê? Achas que vais conseguir ficar para sempre sem comer chocolate? Se a resposta for "sim", estás enganada :P Se a resposta for "sim", digo-te que vais sofrer e isso é ser feliz? Então o mais importante é ser magra ou ser feliz??
    Uma dieta equilibrada deve contar com tudo um pouco, todos os alimentos, nas quantidades indicadas. Para isso existe a roda dos alimentos e não é por acaso. Comer uma barrita de chocolate por dia não te vai matar nem fazer ficar obesa. O açúcar (e não só o da fruta), faz falta sim, em quantidade moderada, tal como o sal, tal como a gordura e todos os alimentos que foram "diabolizados".
    Estares numa batalha contigo mesma por te proibires de comer algo que gostas, à custa de pesares menos 2 ou 3 Kg?
    Sou completamente apologista de ter um alimentaçao equilibrada, fazer exercício e tudo o mais, mas cortar alimentos por completo da nossa dieta, considero extremismo. Fazer associações negativas com a comida que gostamos, tipo pôr 1 euro por cada chocolate que se come como se isso fosse um pecado mortal, vai estragar a tua relação com a comida, a longo prazo. E o que está na base de todos os distúrbios alimentares (seja magreza ou gordura em excesso) tem origem na relação fucked up que nos ensinam a ter com a comida, desde cedo. Como existindo "alimentos permitidos" ou "proibidos"...
    Enfim, é só a minha opinião.
    No último ano perdi 17 Kg mudando o meu estilo de vida e digo-te, continuei a comer chocolate e recusei-me a entrar nessa paranóia de ter de deixar de comer o que gosto...

    Claudia - Mulher XL
    www.mulherxl.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca disse que estava a cortar por completo o chocolate, estou a tentar reduzir para talvez um dia me saber bem apenas o negro, o que hoje em dia não me sabe nada bem! Não estou a fazer dieta não, continuo a cometer crimes de vez em quando ainda hoje fui comer um hambúrguer XD. E o dar 1€ ao meu namorado por chocolate que como?! Só me tem feito bem, penso duas vezes antes de comer um, o que é exatamente aquilo que preciso! Em vez de comer 1 chocolate por dia ou talvez mais como 1 por semana ou um pedacinho aqui e outro ali...
      Eu quero que percebas que não estou a restringir nada e como referi vou à nutricionista para ela me aconselhar no melhor, e segundo ela é aumentar a quantidade de verdes no prato. Isso é dieta? Para mim é comer melhor. Dieta seria andar a toque de batidos detox e essas tretas... just saying.

      Eliminar