Como me organizo + DIY Planner mensal - Regresso às aulas

Hallo^^ Como vai a vossa semana? Já começaram as aulas ou estão a aproveitar os últimos dias? Uma questão que se levanta muito no início das aulas é "Como me vou organizar?", há quem tenha um método igual que dá para todos os anos, há quem faça apenas pequenas alterações e há ainda quem tente todos os anos algo diferente até encontrar a melhor alternativa. Eu sou do segundo tipo, e hoje venho falar-vos de como faço para permanecer organizada e conseguir fazer tudo o que preciso! Curiosos? Continuem a ler.

DIY monthly planner and how i keep organized

Deixem-me dizer-vos que apesar de ser uma pessoa mega organizada e que desespera com a desorganização e falta de planeamento, não sou uma pessoa que aponte muita coisa, a não ser que esteja com trabalho até à ponta dos cabelos.

Em casa


No primeiro ano de universidade obrigaram-nos a fazer numa cadeira um planeamento de horas como TPC, tínhamos de estimar o que íamos fazer cada dia da semana e depois no fim concluir o que tínhamos conseguido ou não fazer do mesmo. Odiei esta ideia! Prever uma semana inteira hora a hora?! Isso não é para mim, e de facto a agenda típica que está separada em dias e horas tira-me do sério, mesmo que comece a apontar, passado uma semana ou duas já me esqueci de lá meter coisas e dava por mim a metê-las só por encher depois de as fazer. Por isso mesmo o ano passado criei a minha própria agenda (diy aqui) onde coloco as tarefas que preciso de ir fazendo e depois dou um check, coloquei nessa agenda uma secção de "Não esquecer" para coisas que de facto têm horas, como marcações de depilação ou cabeleireiro.

DIY monthly planner and how i keep organized

Outra coisa que também uso muito são os postits para coisas rápidas, como estou num curso em que uso muito o computador, quando preciso de saber ou a sala do teste do dia seguinte ou algo que não me posso mesmo esquecer de fazer, colo o postit ao computador ou mesmo à secretária (neste momento tenho um que fiz ontem antes de deitar com o título deste post). Uma coisa que também uso para a faculdade e me dá um enorme gozo é um placar que coloco na parede (diz "things to do") onde no início do ano coloco as datas de entregas de projetos ou testes em postits mais pequenos, ao longo do ano vou retirando um a um e ver a lista a ser reduzida sabe tão bem! Por baixo tenho o meu horário de aulas e alguns possíveis horários de dúvidas.

Algo que vou introduzir este ano é um planner mensal. Apesar de ter as datas todas bem apontadas e guiar-me por número de dias até um teste para saber quando estudar, já me aconteceu pensar que era num dia da semana e afinal ser noutro... Não teve nenhuma consequência nem no meu estudo nem no dia a dia, mas é melhor prevenir, por isso decidi fazer este planner que vai ficar em cima da minha mesa e para o qual vou poder olhar muito rapidamente mesmo com pressa. Como qualquer outro DIY podem ver no vídeo que saiu ontem no canal como podem fazer o vosso e inclusive fazer o download do calendário em si (aqui).




Na escola/universidade


Para as aulas teóricas levo um dossiê com folhas, no qual vou escrevendo conforme a cadeira. Passado um teste/frequência retiro as folhas dessa matéria para não andar com muito peso de cada vez, e claro só levo as cadeiras que tenho no dia (a não ser no início, uma ou duas folhas não fazem diferença). Para as aulas práticas tenho apenas um caderno onde vou colocando tudo! Para passar para os meus afilhados um cadeira específica é complicado porque está tudo no mesmo e tipicamente um semestre ocupa-me 2 cadernos, mas no dia a dia é super prático porque só ando com estas duas coisas atrás. Em dias que seja preciso levar a mochila com o pc ando muito mais leve desta forma!

Para o blog e canal


Para estes dois tenho cadernos específicos, um para o blog onde vou colocando ideias de posts, uma espécie de check box para fotos tiradas e post efetivamente feito, já cheguei a apontar o que fazia em cada mês, mas aqui pelo meio deixei de apontar e agora são só ideias e aponto também as parcerias (secção agora mais vazia, infelizmente). Para o canal tenho outro caderno onde efetivamente são só ideias, mas com direito a esboço do DIY e lista de materiais para evitar vídeos onde fica a faltar qualquer coisa na lista inicial... Tenho as datas de publicação dos videos ao lado e ainda um coração nos vídeos mais populares!

DIY monthly planner and how i keep organized

Ainda tenho mais um caderno para rabiscos e um bloco onde colocava coisas do meu negócio com os hama beads. Ao fim ao cabo, ainda são algumas coisas mas que abrangem imensas coisas! Espero que tenham gostado do post, que os tenha ajudado a encontrar novas formas de organizar e que tenham gostado do DIY desta semana. Já sabem se fizerem um planner como o meu ou usarem o meu calendário, mandem-me fotos, que quero muito ver! Até ao próximo post. kiss^^

7 comentários:

  1. Adoro este tipo de posts e adoro lê-los em Setembro, que pra mim é sempre aquela altura de fresh start. Por acaso também tinha pensado em ter apenas um caderno para as práticas todas, mas estava com medo q não funcionasse e tivesse de mudar o método a meio do semestre. Acho q vou experimentar!

    Beijinho,
    Carolina
    w-her-e.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim experimenta! O que faço para orientação dentro do próprio caderno é dizer sempre no início da página que cadeira é e o número da aula prática, assim se for preciso procurar pelo caderno é mais simples ;) kiss^^

      Eliminar
  2. Confesso que organizo-me muito em base da minha agenda, finalmente encontrei uma que adoro de paixão e que me satisfaz completamente, da Miyas Tales.
    Para as aulas este ano vou voltar ao dossier pois o ano passado os cadernos não me deram muito jeito.

    All We Need Is... | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Omggg está tão lindoooo *.* Preciso de fazer um, ia ficar lindíssimo na minha secretária :o
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  4. Uau és mesmo criativa! Admiro mesmo esses trabalhos. Parecem tão complexos e são tão simples. Apenas é necessário paciência e dedicação :)
    A única coisa (que me deu um trabalhão) que fiz de artes manuais, se assim se pode dizer, foi um scrapbook de raiz. Portanto, fazer páginas, preenchimentos, etc. Tudo manualmente.
    Um beijinho

    https://meeunoia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Adorei o planner! A agenda no ano passado fiz a minha, este ano estou a fazer um Bullet Journal!

    http://a-lilianaraquel.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Olá adorei o teu post.. Eu cá tenho de ter tudo apontado porque posso esquecer-me e para evitar o máximo possivel que isso aconteça aponto em todos os bocados de papel ahah
    Adorei o planner, eu cá recorro á minha agenda que passou a ser fundamental para mim porque cada vez tenho mais trabalho com o blogue e tenho mil coisas extra mais a escola.. chega a um momento que atrofio porque parece que é tanta coisa para tão pouco tempo.
    Quanto aos meus apontamentos tento ao máximo adiantar o possivel durante uma aula ou outra porque por vezes repetimos o que demos anteriormente e assim é me possivel avançar e dar mais tempo para as outras disciplinas.

    Beijinhos

    www.meanddiamonddot.wordpress.com

    ResponderEliminar