Como trato das minhas ondas imperfeitas

Os meus elogios favoritos são sem dúvida alguma sobre o meu cabelo! Demorou até ficar como é hoje em dia, mas depois de muito esforço é uma das partes do meu corpo da qual me orgulho mais. Depois de vários pedidos vossos no instagram para desvendar o mistério das ondas (im)perfeitas venho contar-vos todo o meu processo de cuidar delas.

Frequência das lavagens

A primeira coisa que precisam de saber é que eu só lavo o cabelo 1 vez por semana ou de 5 em 5 dias. Raras são as alturas em que lavo com mais frequência, se estiver a ir todos os dias ao ginásio é provável que lave 2 vezes por semana, mas não mais que isso!
No entanto nem sempre foi assim, quando era mais nova lavava o cabelo dia sim dia não. Isto arruinava completamente as minhas ondas e a tentativa do meu próprio cabelo espalhar óleo por ele próprio para ser menos seco. (às vezes parecia palha...). Por isso teve de haver um processo de adaptação para agora o lavar tão pouco. Estas são as minhas dicas:
  • No dia em que te apetecer lavar anda com o cabelo apanhado e lava no dia seguinte. O teu cabelo vai-se começar a habituar a isso e deixa de produzir tanto óleo. Ao fim de algum tempo esse dia extra já vem sem dificuldade e com um cabelo bem bonito
  • Não deixes a raiz secar ao natural. Apesar de deixar a maior parte do meu cabelo ir secando como vos descrevo a seguir, a raiz seco-a sempre, isto para prevenir o aumento da minha escamação e possíveis comichões.
  • No dia seguinte ao dia péssimo o cabelo ganha brilho. Quantas vezes já me aconteceu estar a pensar lavar o cabelo e depois ainda durar mais 2 dias?! No dia seguinte o óleo já desceu para as pontas e fez o seu trabalho maravilhoso, dando um brilho muito bonito ao cabelo.


Os meu produtos e Passo a Passo

A primeira coisa que faço antes de entrar no banho para lavar o cabelo é penteá-lo. Começo pelas pontas para tirar os nós e depois começo a subir a escova aos poucos. Não penteiem logo da raiz, dessa forma partem mais cabelo e acumulam nós nas pontas deixando-as mais danificadas. Quando conseguir passar a escova de cima a baixo estou pronta para o banho.
Esta é a única vez que penteio o cabelo todo!

Devido ao meu problema de couro cabeludo não posso usar um shampoo qualquer, tem de ser o mais natural possível. Sem químicos e outras coisas que sinceramente não fazem falta ao nosso cabelo. Por isso aconselhada pela minha cabeleireira uso os da Corine de Farme. Os shampoos servem mesmo apenas para lavar o couro cabeludo e tirar as impurezas agarradas às raízes, por isso algo tão simples e natural como este produto é perfeito. Nem preciso de muito produto de cada vez.


Depois de estar bem lavadinho é altura de aplicar a máscara. Sou fã assumida da Novex, Embelleze, os produtos deles têm feito maravilhas no meu cabelo! De momento estou a usar esta máscara de alinhamento capilar, que me foi oferecida na InBeauty pela marca, este produto promete alinhar os fios de cabelo e ajudar a combater o frizz. Serve também para ajudar a manter um cabelo como o meu bem liso depois de alisamento com prancha, no entanto ainda não experimentei esta vertente, gosto demasiado das minhas ondas para o esticar! 

Coloco-a com o cabelo meio escorrido e deixo atuar entre 5 a 10 minutos, o tempo de relaxar e dar asas às ideias no banho! Quanto ao frizz tem feito um trabalho maravilhoso, mesmo em dias mais húmidos o meu cabelo permanece intacto e deixa de ser uma juba de leão indomável, tem sido um dos segredos para as minhas ondas imperfeitas.


Depois de sair do banho pego na toalha e gentilmente aperto o cabelo, para ir tirando os excessos. Enrolo o cabelo na toalha apenas enquanto me visto para não pingar. Quanta mais percentagem de algodão tiver a toalha melhor, os outros materiais ajudam a partir os fios de cabelo, usar uma t-shirt mais antiga também serve se forem andar muito tempo com o cabelo enrolado.

Para secar o cabelo começo por secar quase toda a raiz e depois no comprimento do cabelo aplico o meu creme de pentear! Atualmente uso este Meus Cachos de Cinema (em Leiria) e o Meus Cachos Levinho e Gostoso (em Lisboa), apesar de terem consistências um bocadinho diferentes, o primeiro é mais espesso que o segundo, uso-os da mesma forma:
  1. Divido o cabelo em 2, uma parte para a direita e outra para a esquerda.
  2. Pego numa porção média do creme e aplico em vários pontos da secção, levemente para não deixar nenhum excesso.
  3. Enrolo o cabelo nele próprio para espalhar melhor o creme aplicado e coloco mais um bocadinho nas pontas se estiverem sem produto. Faço o mesmo para o outro lado.
  4. Desenrolo o cabelo e com a cabeça inclinada para o lado da secção aplico mais produto em movimentos ascendentes que apertam no fim, de forma a apanhar as várias madeixas e a definir as ondas. (é mais ou menos o movimento que se faz com aquela peça que se mete no secador para cabelos com caracóis)
  5. Faço o mesmo para o outro lado e passo mais um pouco o secador. Até as partes mais húmidas ficarem secas e apenas restar o cremes no cabelo a ligar as madeixas.
  6. Deixo secar o resto ao natural para melhor absorção do creme, às vezes quando é preciso volto a ir mais 5 min ao secador.

É um processo que pode parecer muito extenso mas a verdade é que não gasto mais de uma hora e como só o faço 1 a 2 vezes por semana compensa imenso! Durante a semana caso tenha algum nó passo a escova ligeiramente e com muito cuidado para o desfazer, sem partir o cabelo.

5 comentários:

  1. O teu cabelo é tão bonito!! :o
    Gostei bastante do post! Percebi que cometo alguns erros e estou curiosa para colocar as tuas dicas em prática!

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  2. O quanto gastamos para mantermos os nossos fios bonitos e saudáveis.
    Sem esquecer do tempo que "dispensamos" para...

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
  3. Tens um cabelo lindíssimo :)
    beijinho
    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderEliminar