O que fazer depois de entornar água no computador

Hallo^^ como foi a vossa semana? Eu estou a ver o meu início de aulas à porta! Durante estas férias tive um percalço de caminho e fiquei sem computador uns dias, por ter entornado água em cima dele como vos disse na altura... É o que dá lanchar à frente do pc e de copo na mesa, agora só ando com garrafas! Por isso hoje venho contar-vos toda a história de como salvei o meu computador e como podem salvar o vosso se por acaso vieram aqui ter pela mesma asneira que eu.


É um susto dos grandes derramar água em cima de um computador e este mesmo evento pode levar a danos de bateria, disco, teclado, entre outros que poderão mesmo matar o computador. Há que agir rápido e estar prevenido para uma situação destas!

1- Desliga o computador e vira o computador ao contrário. O instinto mandou e foi o mais correto, mal a água entrou no meu pc, virei-o de pernas para o ar para que ela saísse imediatamente sem causar estragos. É importante que façam logo isto para que a água não chegue a tocar em partes sensíveis do computador. Deixa-o em V virado para baixo.

2- Desmonta o computador. Pega nas chaves de fendas que tens em casa e tira os parafusos que tens de baixo do teu portátil, coloca-os num lugar seguro e de preferência por ordem para saberes como colocá-los de volta. A seguir tira a tampa do computador. Há 2 formas de isto acontecer, ou sai a parte de baixo ou sai a parte de cima onde está o teclado, vai depender do teu modelo, se tiveres dúvidas coloca no youtube "how to open " e o modelo do teu computador (encontras escrito na parte de baixo do mesmo). Se for como o meu e sair o teclado cuidado ao tirar essa parte pois vão ter de soltar os barramentos do teclado, fitas largas e compridas que ligam componentes do computador, vão ter de destrancar a fita e depois puxar por uma parte de plástico que se encontra mesmo junto ao trinco, esta película vai ser por onde pegam sempre, nada de mexer no resto da fita. (se não tiverem a certeza de como fazer vejam no vídeo que vos indiquei e cima que de certeza que eles lá tiram e podem ver como fazer, mais vale perder tempo a ver como tirar do que danificar estes cabos)

3- Limpa restos de água que possam haver dentro do pc. Peguem em pedaços de papel de cozinha e levemente passem nas zonas que ainda estão húmidas, no meu caso o teclado tem uma película de plástico entre todo o interior do computador e e as teclas e foi nessa zona que ficou a maioria da humidade. 

4- Retirem a bateria e o disco. Peguem novamente nas chaves de fendas e retirem estas 2 elementos do vosso computador, comecem por retirar os barramentos como anteriormente e depois desapertem os parafusos. Coloquem tanto a bateria como o disco em arroz para que este possa absorver a humidade, verifiquem que estão bem cobertos tanto por cima como por baixo.

5- Mantém o computador aberto. Coloca-o fora do alcance de todos e de preferência numa sala onde possas colocar um desumidificador, este vai tratar do resto da humidade no computador e deixá-lo bem seco. Deixa-o assim durante uma noite ou uma tarde. Podes no mesmo sítio deixar a taça de arroz com a bateria e o disco.

6- Volta a montar e testa. Agora que já tratámos de toda a humidade e água já não há grande coisa a fazer se não testar a ver se há algum dano no computador. Se tiverem algo mesmo muito importante no disco que não podem perder por nada antes de testar desloquem-se a uma loja de informática que vos possa retirar os dados para uma pen ou um disco externo. Voltem a colocar todos os barramentos e parafusos no sítios e liguem, se tiver corrido tudo bem como no meu ele vai demorar a entrar no sistema operativo mas entra, é ter calma e não desesperar!


Nota: Não usem secador! É o pior erro que podem cometer, o calor do secador vai queimar a placa e derreter tudo o que foi soldado, impedindo o computador de funcionar. No máximo dos máximos podem usar o secador a frio e de bem longe para tirar a humidade, mas volto a repetir frio e longe!

Este foi o processo que usei para salvar o meu computador, não se esqueçam que cada caso é um caso e o mais seguro é sempre procurar um técnico, mas pelo menos os 3 primeiros passos façam, para que a água não fique a fazer danos. Eu sei que este é um momento de aflição e acreditem que mesmo eu que estou a tirar engenharia informática fiquei um nadinha a desesperar e a pensar que já tinha ficado sem pc. É manter a calma e tudo corre bem! Espero que vos tenha ajudado e que tenha sido um post útil mesmo se ainda não passaram por este chato acidente. Obrigada por estarem desse lado, boa sorte para o vosso computador se for o caso e até ao próximo post. kiss^^

15 comentários:

  1. Graças a deus nunca passes por essa situação, mas agora estou preparada caso aconteça xD
    Obrigada pelas dicas!
    Beijinhos

    www.simply-neca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Nunca meu aconteceu entornar água no computador! Mas já me aconteceu deixar cair o telemóvel na sanita e baldes de água e assim. Uns voltaram a ressuscitar, outros nem por isso! Boas dicas! Faz um post sobre deixar cair o telemóvel na água :)

    Beijinhos

    https://catilagaspar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso vinha para te responder que nunca deixei cair, mas a verdade é que já aconteceu xD deixo uma breve dica que é desmontar e colocar no arroz,a questão da humidade é sempre a mesma e o processo mais ou menos igual em todos os eletrónicos. kiss^^

      Eliminar
  3. Ainda bem que o conseguiste recuperar pois já me aconteceu e não deu para salvar nada, mas adorei cada uma das dicas
    Beijinhos
    Novo post ( No Correio Recebidos ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Gostei !! Belas dicas!!
    Mil beijinhos,
    https://kika--maria.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Foi super útil, não saberia mesmo o que fazer se isto de acontecesse!!

    Novo post:http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/02/review-stranger-things.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  6. Por acaso nunca me aconteceu, mas sem dúvida que entraria em pânico e por mais que seguisse as tuas dicas ia a correr a loja mais próxima de reparações de computadores ou mesmo no indiano mais próximo e pô-lo-ia a reparar xD
    Valeu pelas dicas :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
  7. O melhor, mesmo, é manter a água longe do computador!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  8. Felizmente nunca me aconteceu, acho que entrava em pânico e nem me iria lembrar de virar o computador ao contrário, ótimas dicas!

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  9. O melhor a se fazer é não comer na frente do pc, hahahaha.
    Sou um desastre, se isso me ocorrer levo logo na assistência técnica, não me confio desmontando e montando um pc hahahah

    VIENA

    ResponderEliminar
  10. Uma vez disseram-me que se deve mergulhar o computador num balde com arroz! O arroz acaba por absorver a humidade! Isto serve para computadores, como telemóveis etc. :)
    Beijinho*
    http://www.fine-alchemy.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não é bem assim, enquanto que um telemóvel ou um tablet tem entradas para o interior bastantes pequenas onde não cabe um bago de arroz num computador tens bastantes entradas em que cabe o arroz e inclusivo pode ficar preso e depois lá se vai a entrada... Imagina o que é entrar na entrada do carregador e não sair?!
      Por isso é que o melhor é desmontar e colocar os componentes em si no arroz como explico em cima. kiss^^

      Eliminar
  11. Não fazíamos ideia. Muito obrigado pelas dicas!
    O nosso computador é igual ao teu! eheh

    ResponderEliminar
  12. boas dicas! Sem duvida!
    Fogo nem queria imaginar tal situacao acontecer-me!

    GLITTER NAS NUVENS

    ResponderEliminar