Inferno na Terra...

Hoje tenho um vídeo para vos trazer, uns DIYs de outono mas sinceramente nem estou com grande cabeça para eles (podem ver aqui que não vou deixar mais do que este link), só estão neste momento no canal porque já tinha feito o vídeo ontem e ficou pronto a tempo, antes de tudo cair... Como já devem ter visto temos Portugal a arder outra vez, eu estou a ver a minha terra a ser consumida pelas chamas e aqueles espaços lindos que tanto gosto de visitar a irem à vida... O que era verde e lindo neste momento está branco, cinza e preto, até pode parecer que nevou, mas de facto ardeu!

foto do jornal de notícias

Ontem saí da Marinha Grande à noite, para vir para Lisboa, e da rodoviária só se via o brilho das chamas no fumo, algo horrível de se ver e de sequer pensar como é estar mesmo ao pé! Vim o caminho todo para cá a pensar naquelas zonas todas, os animais lindos que se faziam ver de vez em quando e nas pessoas que têm casas mesmo junto à mata e que provavelmente têm o coração ainda mais nas mãos do que eu, que tenho a casa fora de perigo. Vi mais 3 incêndios através da autoestrada e todos eles péssimos... Quando é que o inferno na terra acaba?!



Quem é que raio tem o prazer de ver tudo a arder? Sim porque 80% do pinhal de Leiria já foi à vida, as Paredes, São Pedro, Vieira, tudo... e já não está só na costa já entrou mais para dentro. Os sítios onde toda a gente fazia piqueniques e passava as férias foram de vez e estão em cinzas, a linda Lagoa da Ervedeira também já ardeu... Onde já não há fogo é porque já queimou tudo o que havia! Quanta mais percentagem é precisa queimar?


Só me arrependo de não ter seguido os meus instintos e ter ido na sexta dar uma volta de carro e ir até à praia, ao menos tinha visto uma última vez a nossa linda mata intacta e cheia de cor. E às pessoas que tiveram a bela de ideia de atear fogo à nossa mata ou influenciaram outros a fazê-lo espero que o mundo traga a justiça que merecem... Cada um deita-se na cama que faz... e mais não digo para não parecer mal, porque havia muito mais a dizer!



Só peço a todos que fiquem bem e que não arrisquem a vossa segurança, façam o que os bombeiros ou autoridades disserem, que eles sabem o que fazem, e quem poder leve mantimentos aos bombeiros, existe imensa informação no facebook e só não deixo nada aqui porque esta também vão mudando e tanto podem estar a precisar de algo agora como daqui a 10 min de outra coisa, ajudem no que poderem! Eu fico por aqui e a rezar que o fogo não chegue perto da minha família e que toda esta situação melhore (que venha a chuva!!), em todo o país, chega de fogos e de vítimas de fogos, coisa que ainda me aflige mais só de pensar... Se quiserem acompanhar a situação na minha zona podem ouvir esta rádio

E um OBRIGADA aos bombeiros que nestes dias são a nossa única esperança!
Sem eles já tinha ardido literalmente tudo.

fotos do grupo de facebook da marinha grande 


 Atualização do post: Vejam o antes!

7 comentários:

  1. Uma triste realidade...que parece não ter fim à vista!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Está a ser uma calamidade, novamente... Eu não pude ir para a universidade porque a estrada estava cortada, tive que faltar hoje... Agora é rezar para que amanhã consiga ir :/ Força a todos <3
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  3. Paty ver essas imagens causa-me uma aflição tão grande. Deixa-me triste, de coração nas mãos. O Pinhal de Leiria, a zona de S. Pedro de Moel onde eu e as minhas irmãs tanto passeámos com a minha mãe no primeiro Verão depois do divórcio dos meus pais ver isso assim deixa-me com um nó na garganta. Ainda ontem passámos um susto com a minha avó que mora na zona da Serra d'Aire e teve o fogo a alguns km de casa. Espero que a tua família também esteja bem.
    Concordo contigo que venha a chuva e que parem estes fogos e um grande bem-haja para os bombeiros que ajudam a combater isto. Eu vou ajudando como puder.

    Beijinhos

    https://miasteixeirapinto.wixsite.com/buongiorno

    ResponderEliminar
  4. Vi nos noticiários aqui do Brasil essa coisa horrível que estava acontecendo. Não sabia que tinha sido alguém que tinha ateado fogo, achei que era de alguma "causa natural". Agora estou mais chocada, que mente a horrível a pessoa tem para fazer isso :( Espero que nunca mais torne a acontecer.

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não foi declarado que tenha sido fogo posto que eu saiba, mas já ouvi dizer que viram certas coisas que possam ter despertado o fogo (pode nem ser verdade e ser só rumor), mas foi demasiado grave... Não tem ar de coisa "natural". 80% do pinhal foi à vida, rezemos para que os 20% permaneçam por cá muito mais tempo. kiss^^

      Eliminar
  5. É tão triste... lugares tão verdes agora tão vazios. Pior ainda é quem provoca estes incendios!
    Beijinho

    abriga-tecomigo.blogspot.pt

    ResponderEliminar