Beauty and The Beast - How different is it ?!

Hallo^^ Na semana passada fui ver o tão esperado filme da Bela e o Monstro, escusado será dizer que adorei! Não podia ter ficado mais feliz com o filme, ficou perfeito, a Emma Watson a cantar encantou, no entanto se como eu conhecem a versão original devem ter notado que houve algumas mudanças no filme, é sobre isso que vos venho falar hoje. Quão diferente está o filme?!


Nesta versão do filme eles decidiram mudar algumas partes da história, não afetando mas dando um melhor toque à coisa, incluíram também novas cenas e novas músicas! Atenção pode ter spoilers.

O feitiço:

Começando pelo inicio e pela mais óbvia, o feitiço! No original sabemos que quando a última pétala da rosa cair o monstro permanecerá para sempre monstro e os seus empregados para sempre peças de mobiliário e decoração, nesta versão já é um nadinha diferente, a cada pétala que cai o castelo vai desmoronando, os empregados ficam menos humanos e à última passam a ser objetos sem qualquer vida, dando assim um novo motivo ao nosso monstro para encontrar o amor na sua vida! Além disso todos na cidade esquecem-se que alguma vez existia o príncipe, o castelo e todos os que ficaram nele.


O príncipe de antes:

Uma coisa que o original não tinha e era uma "falha" era uma história sobre o príncipe, o porque de ele ter recusado a velha senhora, ou se foi só por aquilo ou por tudo o que tinha feito para trás, no novo filme eles expandiram este tema, conhecemos os pais dele, ele quando era pequenino e o que de facto o tornou assim, dando-nos a oportunidade de nos ligarmos mais a ele e ao porquê daquilo que faz. Com isto veio uma nova música linda chamada Days in the Sun.


Mãe da Bela:

Continuando nas cenas extra temos a parte onde nos é contada a história da mãe da Bela, que no original nunca é mencionada. No inicio do filme vemos Maurice a recusar-se a contar mais sobre ela por ter medo da reação da filha ao saber a verdade, mas quando vimos a saber o que realmente aconteceu não faz muito sentido este medo, podiam ter dado outra morte à mãe dela, uma que desse mais motivos ao Maurice para proteger a filha. (há quem tenha a teoria de que ela não morreu e se tornou na feiticeira, o que acham?)


O livro mágico:

Algo que na minha opinião foi um bocadinho exagerado no filme foi este livro que levou a Bela e o Monstro para Paris, onde descobrem a história da mãe da Bela, porque haveria a feiticeira de dar um livro de "tele-transporte" ao monstro? Ele foi colocado lá apenas para nos dar a conhecer a história da mãe da Bela e mais nada. É nesta cena que é inserida uma nova música How Does a Moment Last Forever. (Podem ouvir todas na minha playlist no fim)


Os animais:

Tanto na cena inicial na música Belle como depois no castelo enquanto neva as cenas de animais foram trocadas. Lembram-se da cena na fonte onde ela lê a história às ovelhas? Essa cena saiu e apesar de a fonte estar lá as ovelhas não, suponho que seja complicado fazer as ovelhas ficarem como queremos. Depois na outra música Something There no original víamos a Bela rodeada de passarinhos e quando o monstro se junta para tentar dar comer fica coberto de pássaros, nesta versão os pássaros são substituídos pelo cavalo Philipe. (Para não falar que aqui o monstro de facto acerta com a bola de neve nela!)


Gaston e Le Fou:

Chegámos ao vilão da história, Gaston, no original era apenas um engatatão que queria casar com a Bela e pronto, aqui deram um pouco de humildade a esta personagem e ele tenta de facto fazer com que a Bela aceite casar com ele, até lhe oferece flores. Quando Maurice aparece a dizer que a filha tinha sido presa por um monstro, em vez de o considerar louco e mandá-lo embora (original) ele decide ajudar Maurice no resgate de Bela, para o tentar impressionar, só que o mau feitio continua lá e acaba por deixa-lo no meio da floresta amarrado a uma árvore. Le Fou é como que a consciência de Gaston, animando-o, fazendo-o sentir-se o melhor quando é preciso e mantendo-o controlado para não se enervar e explodir. Esta é a primeira personagem gay na Disney, mas não vejo grande dilema nisto (há muita crítica por aí), eu gostei imenso desta versão.


O motivo pelo qual Maurice é preso:

Antes de ver o filme já sabia desta e tinha pensado "ok tudo bem sem problemas", ao ver o filme percebi que mesmo assim fizeram tal e qual o original só com uma ligeira mudança, Maurice de facto procura abrigo da tempestade e acaba por entrar e chegar-se ao lume para aquecer-se, mas ao ouvir vozes e pensar estar doido vai-se embora, mas como tinha prometido à Bela levar-lhe uma rosa rouba uma do jardim do Monstro, é aqui que este aparece e o prende!


Quando a Bela vai salvar o pai:

Apesar das várias tentativas de Bela para sair do castelo ela permanece, até que vê pelo espelho mágico que o pai está em perigo, é quando o monstro decide libertá-la. No original Chip vai com ela e ao irem o monstro fica enraivecido por ela se ter ido embora, no entanto nesta versão o pequeno chip não vai, a Bela vai ainda no vestido amarelo de gala (é lindo não acham???) e o monstro fica triste, já se tinha apercebido do quanto gostava de Bela e é aqui que aparece a última nova música Evermore, que pessoalmente é a minha favorita, o inicio e a voz do ator são lindas, esta canção de amor a ela e ele próprio, é perfeita!


O fim:

O fim também sofreu algumas transformações para ficar mais dramático, e eu sou a favor delas! O Gaston usa uma pistola contra o monstro em vez de setas, não morre ao ser empurrando por ele mas sim devido ao ruir do castelo, o feitiço acaba por de facto chegar ao fim, deixando todos os empregados inanimados e o monstro para sempre monstro, mas há uma reviravolta quando Bela diz que o ama e a feiticeira os vê. (vejam a opinião dos Carlin Brothers sobre isto, concordo com eles, link mais em baixo). No meio disto vemos o Le Fou trocar de lados quando é abandonado pelo Gaston para este ser herói.

(sorry não encontrei foto nenhuma das últimas cenas)


De resto vocês já conhecem a história! Podem ver mais algumas coisas aqui no artigo da Insider, eles exploram as diferenças mais ao detalhe, e a opinião dos Carlin Brothers neste vídeo (falam também doutros pormenores) espero que tenham gostado do post que foi um bocadinho diferente, estas são as diferenças das quais mais gostei e de que alguma forma melhoraram o filme. Vocês já viram o filme? Gostaram tanto como eu? Como referi a meio deixo-vos aqui a playlist que fiz no spotify apenas com as músicas que aparecem nesta versão do filme, viciem-se um bocadinho, eu escrevi este post a ouvi-la. Até ao próximo post! kiss^^


9 comentários:

  1. Confesso que quero muito assisti
    adorei a tua opinião
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Quero tantooo assistir!!
    xx
    catarinarife.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Estou ansiosa por ir ver também :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    Trinta por uma linha

    ResponderEliminar
  4. Beautiful movie:)
    kisses

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Eu ainda não vi, mas quero tanto! Deve estar lindíssimo!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  6. Vi o filme e adorei!! Mas confesso que não tinha apanhado todas as diferenças :)

    Beijinhos, xx
    My Little Corner

    ResponderEliminar
  7. Ainda não vi mas com tantas coisas que já li, vou percebendo como tudo foi feito e também as semelhanças com a história original em que a Disney se inspirou.

    Quanto à história do Monstro, por exemplo, temos sim informação sobre a sua vida. Saíram há pouco alguns livros (sobre o Monstro, sobre a úrsula e sobre a madrasta da branca de neve) a contar as histórias e foram aprovados pela disney :)

    Beijinhos
    hhtp://aboemiacatita.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não sabia, mas eu estava a falar do original de 1991, lá não contam nada sobre a história dele, a comparação é mesmo só esse, sem referência a outras possíveis histórias, até porque todas estas histórias são baseadas em contos que se contavam já há muitos anos.

      Tens que ver o filme! kiss^^

      Eliminar