Adeus Stress!

Hallo lindos e lindas^^ já estamos no mês de Junho, parece que passou tão rápido... E entretanto começa a altura dos exames nacionais para quem está no secundário e exames para completar frequências para quem está na universidade. Como já sabem eu estou no 12º ano e este ano vou ter exame a Português e a Matemática A. Apesar de algumas pessoas ainda não terem pensado bem o que querem seguir no futuro, muitos de nós já fizemos as continhas todas e já sabemos quanto precisamos em cada exame para entrar na universidade e curso que queremos, com a necessidade de uma certa nota vem o stress. Pois é disso que vos venho falar hoje, como combater o stress!




1- Horário de estudo
Primeiro que tudo, se tens pouco tempo para estudar ou muita coisa para fazer, pega numa agenda e estabelece uma hora para cada coisa, por exemplo se tens de estudar para matemática, tens que ir às compras, tens treino e ainda queres ter tempo para fazer algo que gostas (meu caso blog ^^), organiza a quantidade de tempo em cada coisa consoante a sua prioridade. (eu cá optei por fazer um com o que tenho obrigatoriamente de fazer em cada dia, para saber mais ou menos em que dias é que tenho tempo para estudar o que.)


2- Local de estudo
Um local propício ao estudo ajuda sempre quando toca a estudo intensivo. Se tiveres de estudar num local público porque não estás perto de casa opta por um lugar sossegado, como uma biblioteca ou um parque de merendas (desde que não seja hora do almoço). Caso tenhas a possibilidade de estudar em casa (que é a melhor opção) tenta arranjar um local de estudo onde não te distraias, ter o computador por perto ou a televisão pode ser uma grande tentação e acabas por te distrair a pensar no que poderias estar a fazer em vez de estudar. Outra coisa que também ajuda muitas vezes no estudo é ouvir música (não funciona para todos nós, no meu caso a estudar para português tenho de estar em absoluto silêncio). Mais uma coisa que pode ajudar a relaxar e estudar melhor é acender uma vela aromática para criar um ambiente agradável^^


(pode parecer que há muita coisa, mas o facto de a cama estar feita ajuda-me a não ter preguiça e aproveito para meter os livros aos quais provavelmente precisarei de consultar, na secretária mantenho exclusivamente aquilo que estou a utilizar no momento, podem ver ali a minha vela ^^)

3- Rir
Intervalos devem ser feitos e nada melhor do que passar esses intervalos a fazer algo de que gostamos. Melhor ainda é arranjar um tempinho para ver algo que nos faça rir, porque rir liberta hormonas que aliviam o stress. Um dos meus programas favoritos é o Ridicolousness, pode soar mal, mas adoro ver pessoas a caírem xD, simplesmente a serem burras que nem uma porta e fazerem o que não devem. Há também uma série de vídeos no youtube chamada Partoba, que é um máximo, se já é bom ver pessoas a cair, ainda melhor são os comentários que este brasileiro faz, é de ficar o vídeo todo a rir quase a chorar. Rir faz sempre bem ^^

https://www.youtube.com/watch?v=igz01uz7cFI
 (cliquem na imagem para ver um vídeo e passem logo para 1.26 minutos)

4- Comer de maneira saudável
O quarto truque é aquele que provavelmente já todos devem ter ouvido falar. Manter uma alimentação saudável, isto porque ajuda o corpo a estar em equilíbrio e dessa maneira a não criar stress ou a eliminar o stress existente. Para além de ter uma alimentação equilibrada existem vários alimentos que ajudam o alivio do stress, alimentos com omega 3 melhoram o funcionamento do sistema nervoso, como é o caso do salmão, truta e sementes de chia, além desses existe ainda outros que funcionam como anti stress. (aqui)

5- Praticar exercício físico
Fazer exercício físico regularmente sempre se soube que é bom para a saúde. Nestas alturas em que o stress é muito, atividade física mesmo sendo breve pode ajudar bastante na redução do mesmo, isto porque a focamos a nossa atenção noutra atividade e além disso a atividade física liberta endorfinas na nossa corrente sanguínea, proporcionando assim bem estar e relaxamento.
Apesar de já não praticar este desporto com tanta regularidade como antes praticava sabe-me sempre bem, fazer uma pausa no estudo e  ir ao treino ou ir correr um pouco gasto energias e fico mais relaxada para depois voltar a estudar^^


6- Andar descalço
Andar descalço na areia da praia, é excelente nestas alturas de mais stress, alivia a tensão e atua como que uma massagem nos pés. Até andar descalço em casa proporciona uma certa sensação de relaxamento, principalmente naqueles tapetes fofinho ^^. esta é uma das minhas técnicas favoritas, andar descalça por todo o lado! Se tiver calor aproveito para meter os pés na relva que sabe extremamente bem ^^



Espero que tenham gostado^^, já ando a escrever este post à cerca de um mês e só hoje o consegui acabar... digam-me se quais são as vossas técnicas para se verem livres do stress e se as minhas vos ajudaram, kiss^^

8 comentários:

  1. Gostei das tuas dicas linda
    Beijinhos
    Convido-te a participar no sorteio do blog
    Novo Giveaway Internacional Banggood.com

    ResponderEliminar
  2. Gostei do post, estou a precisar de alguma motivação e alivio do stress!!

    Beijinhos e boa sorte no estudo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem ^^
      Obrigada linda e igualmente que sei que todas nós precisamos de sorte^^
      kiss ;)

      Eliminar
  3. Grandes dicas! Adorei!
    Parabéns, já te disse e volto a dizer, tens um blog fantástico!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito das tuas dicas! Também adoro ver o Ridiculousness :p
    Boa sorte :)
    Segui o blog, visita o meu se te interessar :)
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog
    Giveaway a decorrer

    ResponderEliminar
  5. Gostei das dicas! Boa sorte com os exames, felizmente já passei por isso haha
    Já sabes que fac/curso queres? :)

    http://blac-angel.blogspot.pt/

    ResponderEliminar